Um dos mais brilhantes inventores do século XIX, Nikola Tesla, faria aniversário nesse sábado, 09 de julho. Responsável pelas descobertas do rádio, do radar, da lâmpada fluorescente e da máquina de raio-x, foi por suas contribuições no campo do eletromagnetismo que o croata se tornou conhecido. Entre as suas mais importantes descobertas estão a corrente alternada e o campo elétrico rotativo trifásico.

Cientista brilhante dono de uma mente perturbada, Tesla possuía uma inteligência extraordinária desde a infância. Fascinado pela energia elétrica, teve a juventude marcada por doenças inexplicáveis e tragédias pessoais, como a morte de seu irmão mais velho, Dane, provocada acidentalmente por ele mesmo. Depois desse episódio, pelo qual se culpou pelo resto da vida, Nikola passou a apresentar sintomas de psicopatia com fortes alucinações e sensações premonitivas.

O temperamento não era a única coisa peculiar no cientista. Tesla também foi conhecido pela sua excentricidade. Abominava o contato físico com outras pessoas, apresentava um comportamento obsessivo-compulsivo, e por vezes, ficava tão envolvido com seus trabalhos que chegava a passar dias sem comer ou dormir.

Sua vida científica foi marcada por invenções excêntricas como o Raio da Morte, a Máquina de Terremotos, o Raio Explorador, e o Fotografador de Pensamentos. Nikola também sonhava em desenvolver métodos de transmissão de energia através do ar, e por baixo da terra. Mas foi em 1891 que desenvolveu a invenção pela qual seu nome é lembrado até hoje: A bobina de Tesla. Simples e funcional, ela foi a base para a criação de quase todos os meios modernos de comunicação sem fio como o rádio, e a televisão.
Mesmo com toda a sua contribuição para a ciência, Tesla terminou seus dias ignorado pela comunidade científica, e ridicularizado pela sociedade. Taxado de cientista maluco acabou morrendo sem desfrutar dos lucros das suas invenções.
Atualmente o croata é conhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos, responsável pela invenção de incontáveis dispositivos eletrônicos, mas principalmente pela descoberta da corrente alternada, um dos pontapés iniciais para a criação do Motor Elétrico.