Ideias inovadoras que trazem grandes resultados. Assim podemos resumir os projetos desenvolvidos pelos alunos do Centroweg, que conquistaram duas das 100 vagas para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia

A feira será realizada na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 22 e 24 de Março. Todos os projetos selecionados serão apresentados e passarão por uma banca avaliadora.

Foram cadastrados cerca de mil projetos de todo o país, dos quais a comissão avaliadora selecionou 100 trabalhos. Santa Catarina será representada por sete projetos, dos quais seis são de Jaraguá do Sul, sendo dois do Programa SESI/WEG.

Conheça os projetos do Centroweg:

Iluminação LED Constante - A iluminação LED Constante visa melhorar o ambiente onde há interferência da iluminação externa, causando possíveis desconfortos aos usuários. Esse procedimento pode ser utilizado em diversos locais como pontos de leitura e bibliotecas.

A melhoria na iluminação acontece com o acionamento de lâmpadas LED que são acionadas por sensores distribuídos no local e que são interligadas através de um CLP (Controlador Lógico Programável).

A Lâmpada LED traz outros benefícios como a redução no gasto de energia elétrica e possui vida útil de até 22 anos, sem precisar de manutenção.

Automatização do Processo de Vazamento de Ferro Fundido - O projeto teve como objetivos principais automatizar e deixar o processo mais rápido e eficaz. A ideia surgiu durante uma visita no Departamento Metalúrgico, para conhecer o processo de vazamento do ferro fundido em moldes de areia.

Este sistema poderá trazer mais segurança ao colaborador, que atualmente fica posicionado próximo ao recipiente com ferro por meio de talhas e executa o vazamento manualmente. Assim será realizado de forma automática por meio de sensores de profundidade, eliminando o contato direto do operário com a possível radiação emitida pelo ferro fundido.

FEBRACE

A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A feira assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.